Há diversas estratégias que você pode adotar para diversificar seus investimentos, como, por exemplo, por criptomoedas. Através desta opção, é possível minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso no mercado financeiro.
Para isso, é importante possuir um planejamento financeiro e uma análise individual bem pensada, sendo necessário compreender como esta nova classe de ativos financeiros se encaixam na sua estratégia. A partir do nosso texto, confira todas as informações sobre a diversificação de investimentos com criptomoedas::
Saiba como diversificar investimentos com criptomoedas
Ao diversificar investimentos com o uso de criptomoedas, você poderá aumentar as chances de sucesso, visto que esta é uma classe de ativos em desenvolvimento e em amplo crescimento econômico. Desse modo, você poderá gerar ganhos excelentes a longo prazo.
Além da estratégia de diversificação com criptomoedas, você também deverá possuir um planejamento financeiro e uma análise individual bem formada.
Motivos para diversificar seus investimentos com criptomoedas
Através da estratégia de investir por meio da diversificação de criptomoedas, será possível contar com aumento de ganhos eficientes ao se expor a um mercado que pode gerar retornos exponenciais.
No entanto, a diversificação de investimentos com criptomoedas não fornece apenas excelentes retornos, sendo possível ser utilizada como uma gestão de risco, pois, ao investir em vários ativos diferentes, é possível diminuir o impacto de quaisquer perdas em um único ativo.
Desse modo, ao investir em apenas um único ativo e este estiver com um desempenho ruim, isso poderá prejudicar muito os seus investimentos.
Por isso, é necessário ter uma carteira de investimentos diversificada, assim, você contará com várias classes de ativos, podendo ser títulos de renda fixa, ações, fundos de investimentos, criptomoedas, entre outros, e as perdas em uma única classe podem ser minimizadas pelos ganhos em outros ativos.
Vale ressaltar que as criptomoedas contam com um histórico de alta volatilidade, ou seja, possuem grandes oscilações de preço tanto para cima quanto para baixo, podendo representar uma oportunidade de investimento a curto e, principalmente, a longo prazo para aqueles que estão preparados para correr mais riscos.
Veja como funciona
Como dito anteriormente, é importante diversificar seu portfólio para minimizar o risco de perdas significativas em um único tipo de ativo, além de ser possível aumentar o potencial de retorno a longo prazo.
Dessa forma, se você quer diversificar investimentos com criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, além de contar com um portfolio sofisicado e seguro, confira o passo a passo abaixo:
Estude sobre o mercado
Uma das principais frases utilizadas pela comunidade que utiliza criptomoedas é “Do your own research”, ou seja, “faça sua própria pesquisa”.
Nesse sentido, antes de investir em qualquer tipo de ativo, é necessário entender como o mercado funciona, como, por exemplo, aprender sobre as principais criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum e Litecoin, bem como stablecoins, tokens, ativos tokenizados ou outros tipos de criptoativos em que queira investir.
Além disso, você deverá estar ciente dos fatores que podem afetar o valor das criptomoedas, como a regulamentação, a adoção por parte de empresas e instituições financeiras, além da competição de outras criptomoedas.
Defina seus objetivos
Ao entrar no mundo dos investimentos, é importante ter seus objetivos definidos, sendo necessário que você se pergunte se está procurando maximizar o retorno a curto prazo ou longo prazo, como também se possui um perfil de risco mais conservado ou aceita correr mais riscos em troca de potenciais ganhos.
Com isso, uma das principais etapas é definir seus objetivos de investimento, pois isso ajudará a determinar o tamanho total da sua exposição a criptoativos, além do tipo de criptomoedas que você deverá incluir em sua carteira de investimentos.
Escolha uma carteira diversificada
Após seguir os passos anteriores, você deverá escolher uma carteira diversificada de criptomoedas, podendo incluir as principais criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, bem como algumas moedas menos conhecidas que podem oferecer oportunidades interessantes.
Vale lembrar que investir apenas em uma criptomoeda aumenta o risco de uma perda significativa em caso de acontecimentos inesperados, que possam trazer grande volatilidade ao preço do ativo.
Use uma exchange
A exchange de criptomoedas é um ambiente virtual, onde é possível comprar e vender criptomoedas. Nesse sentido, existem muitos tipos de exchanges, cada uma com suas próprias taxas, seleção de ativos e serviços adicionais.