O PIS/PASEP é uma contribuição social no Brasil que visa promover o desenvolvimento do trabalhador e dos servidores públicos por meio do pagamento de benefícios e abono salarial.
Neste ano, a Caixa Econômica Federal irá liberar novos pagamentos, referentes ao abono salarial do programa de contribuição. Esses pagamentos já foram iniciados e seguirão o calendário divulgado. Para conferir todas as informações sobre o pagamento do PIS/PASEP 2023, continue acompanhando nosso texto:
Veja quando serão liberados novos saques do PIS/PASEP
O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas de contribuição social no Brasil. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é direcionado aos servidores públicos.
Esses programas têm o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social por meio do pagamento de benefícios, como o abono salarial, e incentivos para o trabalhador.
Calendário de pagamento
Conforme a Caixa, trabalhadores nascidos em setembro e outubro poderão movimentar ou sacar os valores a partir do dia 15 de junho. O banco estabelece o dia 28 de dezembro como último dia para sacar o dinheiro do benefício.
Vale destacar que o pagamento de 2023 é referente ao ano-base de 2021. Desse modo, os valores serão depositados para aqueles que cumpriram com todos os requisitos do programa neste ano.
Confira se você tem direito a esse benefício
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é direcionado aos servidores públicos.
Os requisitos para ter direito ao PIS são:
- Estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base (período utilizado para cálculo dos benefícios);
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Já o PASEP é destinado aos servidores públicos que recebem remuneração de entidades públicas. O valor e o calendário de pagamento dos benefícios são definidos pelo governo.
Além disso, para receber o PIS/PASEP é necessário que os dados relativos a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.
No país, 22,9 milhões de trabalhadores terão direito ao benefício, sendo que 20,4 milhões destes são da inciativa privada, recebendo o valor referente ao PIS pago pela Caixa. Já os 2,5 milhões com direito ao PASEP, receberão o benefício pelo Banco do Brasil.
Vale destacar que os valores variam de R$ 108,50 a R$ 1.302 e dependem da quantidade de meses trabalhados em 2021.
Como consultar o PIS/PASEP?
Trabalhadores que irão receber o PIS/PASEP 2023 poderão consultar os valores e as datas de pagamento através do portal Gov.br e pela Carteira de Trabalho Digital.
Aqui está um passo a passo alternativo para consultar o PIS/PASEP pelo site:
- Acesse o link https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login e clique na opção Entrar com gov.br para acessar o portal;
- Faça login utilizando seu CPF e a senha cadastrada previamente no portal gov.br. Caso ainda não tenha um cadastro, é possível se inscrever no próprio site;
- Após o login, clique na opção Abono Salarial. Em seguida, será exibida a informação se você tem direito ou não ao benefício.
Você também pode consultar o benefício pelo celular. Confira o passo a passo de consulta do PIS/PASEP através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital:
- No seu celular ou tablet, faça o download e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso ainda não o tenha;
- Faça login no aplicativo utilizando seu CPF e a senha cadastrada previamente no portal gov.br. Caso não tenha um cadastro, é possível se inscrever diretamente pelo aplicativo;
- Na tela inicial do aplicativo, procure pela opção Abono Salarial – Consultar. Caso não a encontre, acesse o menu localizado na parte inferior da tela e selecione Benefícios e em seguida Abono Salarial. Agora, você poderá visualizar as informações sobre os valores que tem a receber.
Veja quando serão os saques PIS/PASEP 2023
O PIS/PASEP 2023 referente ao ano calendário de 2021 começou a ser pago no dia 15 de fevereiro e será encerado em 17 de julho, conforme o mês de aniversário dos trabalhadores beneficiários. Lembrando que o depósito é realizado automaticamente na conta corrente ou poupança Caixa.
Trabalhadores que não possuem conta ativa na Caixa, terão a abertura de uma poupança social digital, onde será possível movimentar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem.