loader image
Pesquisar
Close this search box.

PIS/PASEP: Confira as datas para saques e como consultar!

Se você é beneficiário do PIS/PASEP, confira todas as informações sobre o calendário de pagamento e como consultar!

O PIS/PASEP é uma contribuição social no Brasil que visa promover o desenvolvimento do trabalhador e dos servidores públicos por meio do pagamento de benefícios e abono salarial.

Neste ano, a Caixa Econômica Federal irá liberar novos pagamentos, referentes ao abono salarial do programa de contribuição. Esses pagamentos já foram iniciados e seguirão o calendário divulgado. Para conferir todas as informações sobre o pagamento do PIS/PASEP 2023, continue acompanhando nosso texto:

Veja quando serão liberados novos saques do PIS/PASEP

PIS/PASEP 2023

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas de contribuição social no Brasil. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é direcionado aos servidores públicos.

Esses programas têm o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social por meio do pagamento de benefícios, como o abono salarial, e incentivos para o trabalhador.

Calendário de pagamento

Conforme a Caixa, trabalhadores nascidos em setembro e outubro poderão movimentar ou sacar os valores a partir do dia 15 de junho. O banco estabelece o dia 28 de dezembro como último dia para sacar o dinheiro do benefício.

Vale destacar que o pagamento de 2023 é referente ao ano-base de 2021. Desse modo, os valores serão depositados para aqueles que cumpriram com todos os requisitos do programa neste ano.

Confira se você tem direito a esse benefício

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é direcionado aos servidores públicos.

Os requisitos para ter direito ao PIS são:

  • Estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base (período utilizado para cálculo dos benefícios);
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Já o PASEP é destinado aos servidores públicos que recebem remuneração de entidades públicas. O valor e o calendário de pagamento dos benefícios são definidos pelo governo.

Além disso, para receber o PIS/PASEP é necessário que os dados relativos a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

No país, 22,9 milhões de trabalhadores terão direito ao benefício, sendo que 20,4 milhões destes são da inciativa privada, recebendo o valor referente ao PIS pago pela Caixa. Já os 2,5 milhões com direito ao PASEP, receberão o benefício pelo Banco do Brasil.

Vale destacar que os valores variam de R$ 108,50 a R$ 1.302 e dependem da quantidade de meses trabalhados em 2021.

Como consultar o PIS/PASEP?

Trabalhadores que irão receber o PIS/PASEP 2023 poderão consultar os valores e as datas de pagamento através do portal Gov.br e pela Carteira de Trabalho Digital.

Aqui está um passo a passo alternativo para consultar o PIS/PASEP pelo site:

  1. Acesse o link https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login e clique na opção Entrar com gov.br para acessar o portal;
  2. Faça login utilizando seu CPF e a senha cadastrada previamente no portal gov.br. Caso ainda não tenha um cadastro, é possível se inscrever no próprio site;
  3. Após o login, clique na opção Abono Salarial. Em seguida, será exibida a informação se você tem direito ou não ao benefício.

Você também pode consultar o benefício pelo celular. Confira o passo a passo de consulta do PIS/PASEP através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital:

  1. No seu celular ou tablet, faça o download e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso ainda não o tenha;
  2. Faça login no aplicativo utilizando seu CPF e a senha cadastrada previamente no portal gov.br. Caso não tenha um cadastro, é possível se inscrever diretamente pelo aplicativo;
  3. Na tela inicial do aplicativo, procure pela opção Abono Salarial – Consultar. Caso não a encontre, acesse o menu localizado na parte inferior da tela e selecione Benefícios e em seguida Abono Salarial. Agora, você poderá visualizar as informações sobre os valores que tem a receber.

Veja quando serão os saques PIS/PASEP 2023

O PIS/PASEP 2023 referente ao ano calendário de 2021 começou a ser pago no dia 15 de fevereiro e será encerado em 17 de julho, conforme o mês de aniversário dos trabalhadores beneficiários. Lembrando que o depósito é realizado automaticamente na conta corrente ou poupança Caixa.

Trabalhadores que não possuem conta ativa na Caixa, terão a abertura de uma poupança social digital, onde será possível movimentar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem.