No texto de hoje iremos falar sobre um novo complemento da aposentadoria que foi criado com o objetivo de atender pessoas beneficiárias que querem realizar investimentos a longo prazo, o Tesouro RendA+.
Esse tipo de complemento é emitido pelo Tesouro Direto e é extremamente especial, pois entrega ao beneficiário a oportunidade de escolher uma data para o recebimento de valores que totalizam até 20 anos de salário complementar.
RendA+: O que é, como funciona e como realizar investimentos de forma facilitada?
Um futuro demanda grandes planos, principalmente nos dias atuais que as pessoas estão com a expectativa de vida muito mais alta, atualmente entre os 76,6 anos, de acordo com o IBGE.
A aposentadoria é uma forma de manter a segurança financeira e um valor estável para sobrevivência, mas muitas vezes essa única forma de renda acaba sendo ineficaz, dependendo do estilo de vida da pessoa.
Por isso, se possível, é interessante procurar métodos alternativos para construir uma segurança financeira futura, que poderá ser uma forma de complementar a aposentadoria e manter sua sustentação contínua.
Uma das formas de garantir essa complementaridade de renda é através de programas como o Tesouro RendA+, um complemento realizado pelo Tesouro Direto para ajudar quem quer realizar investimentos a longo prazo.
O que é o Tesouro Direto?
Uma das formas de arrecadação de dívida pública é conhecida como Tesouro Direto, que é emitido pela Secretaria do Tesouro Nacional desde o ano de 2002 e serve como uma forma de investimento.
Basicamente, o Tesouro Direto consiste no “empréstimo” de dinheiro do investidor para o Governo Federal, onde ele receberá o valor de volta com juros corrigidos, que é onde entra a parte de investir dinheiro e receber valores mais altos de volta.
Esse tipo de investimento é ótimo para iniciantes e apresenta diversas vantagens, como a segurança, já que é emitido pelo Governo Federal, além de flexibilidade, visto que apresenta diversos modelos para vários perfis, bem como acessibilidade, por contar com um valor de entrada baixo, começando em R$ 30,00.
Existem tipos diferentes de investimentos através do Tesouro Direto, e é importante realizar uma análise para saber qual deles será o mais indicado para o seu perfil de investidor e para os valores que você possui. Conheça-os:
Tesouro Selic
O investimento irá depender da taxa Selic, uma taxa de juros brasileira, ou seja, quando esta taxa está alta, os juros gerados também estarão altos e você receberá um valor maior.
Tesouro IPCA
Esse investimento estará conjugado com o IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, levando em consideração a taxa de inflação do país.
Tesouro pré-fixado
Assim que você realiza os seus investimentos já é possível receber o valor da sua rentabilidade, tendo uma visão futura de quanto irá receber no momento da retirada.
O que é o Tesouro RendA+?
Vamos falar agora sobre o protagonista do nosso texto de hoje, o Tesouro RendA+, um complemento do Tesouro Direto para quem quer realizar investimentos. Esse complemento tem como o principal objetivo auxiliar quem já possui uma previdência, ou seja, é aposentado.
Além disso, ele será utilizado como um complemento do valor mensal que o aposentado recebe. O Tesouro RendA+ está atrelado ao IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que leva em consideração a taxa de inflação do País.
Com isso, o seu valor investido acaba não desvalorizando com o tempo e o seu poder de compra não será reduzido, ademais, quando você realiza o resgate do valor na data de vencimento, o retorno do valor não sofre com a inflação.
Você pode escolher a data de resgate e pode acumular o valor até a data que foi escolhida, e o investimento pode começar em R$ 30,00 e chegar em valores de até 1 milhão de reais por cliente.
É uma ótima forma de atrelar ao valor da sua aposentadoria um complemento que irá render valores que poderão ser uma forma de manter a estabilidade e a segurança financeira durante os meses futuros.
Gostou de conhecer o Tesouro RendA+?
Se você gostou de saber mais sobre o Tesouro RendA+ e deseja realizar seus investimentos, procure seu gerente bancário e converse sobre essa possibilidade.