loader image
Pesquisar
Close this search box.

Recebeu um empréstimo consignado sem autorização

Leia o texto abaixo para descobrir sobre receber um empréstimo consignado sem autorização!

Normalmente, para ter um crédito liberado as pessoas precisam solicitar um empréstimo, mas as reclamações de empréstimos consignados sendo liberados sem que o cliente o tenha contratado tem crescido muito nos últimos tempos e preocupado vários cidadãos. 

Este é um problema cada vez mais recorrente e que aumentou bastante após a pandemia, visto que os empréstimos solicitados de forma online se popularizaram ainda mais. 

Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas caso isso aconteça com você. Se você está lidando com uma situação semelhante veja a seguir o que pode fazer:

Como os empréstimos são liberados sem autorização?  

WhatsApp Image 2020 11 25 at 11.10.27 750x380 1

Primeiramente, é importante entender como funciona a liberação desse crédito sem que a pessoa o contrate. 

Geralmente, as vítimas deste tipo de golpe são pessoas idosas, que, na maioria dos casos, são abordadas pelos criminosos através de uma ligação telefônica. 

Estes golpistas costumam ligar para as vítimas com a intenção de extrair dados e informações da sua vida, além disso, essas ligações têm o intuito de deixar as vítimas confusas. 

É comum que os idosos recebam ligações de pessoas se passando por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, pois esta é uma estratégia dos golpistas para ganhar a confiança das vítimas. 

Em grande parte dos casos, as vítimas desses golpes acabam dando atenção ao que está sendo dito e acreditam estar falando com um funcionário do INSS, dessa forma, fornecem informações pessoais, a exemplo do CPF. 

Recebi um empréstimo não autorizado, e agora? 

Estes golpes em idosos e pessoas que recebem benefícios do INSS tem se tornado muito comuns, e cada vez mais pessoas têm prestado reclamações sobre o recebimento de empréstimos sem a sua autorização. 

Mas existem medidas que podem ser tomadas se você descobriu que um empréstimo foi contratado usando os seus dados sem que ele tenha sido autorizado por você. A primeira delas, antes de tudo, é procurar pela instituição financeira que liberou o crédito. 

Você deve informar a empresa que não solicitou aquele serviço, caso isso não dê certo, também é possível relatar este problema no site oficial do Governo Federal. 

No site, você pode solicitar que este serviço seja excluído, alegando se tratar de um serviço que não foi autorizado pelo beneficiário. 

Após realizar a reclamação, será necessário que sejam reunidos documentos pessoais e até alguns extratos bancários para serem utilizados na comprovação de que a liberação do crédito trata-se de uma fraude.  

Para garantir a sua segurança, o INSS sugere acompanhar a situação do CPF no aplicativo Meu INSS, desse modo, caso seus dados sejam utilizados para a contratação de um empréstimo você poderá contestar rapidamente o serviço. 

No aplicativo, você deve acessar a aba de “Extrato de empréstimos”, onde deverá gerar um PDF ou documento e, se encontrar algo estranho, poderá acionar o INSS rapidamente. 

Fique atento!

É sempre importante  manter-se atento e não informar seus dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, etc. por telefone. 

Ainda que a pessoa se identifique como um funcionário de alguma instituição, não informe estes dados. Normalmente, estes sótãos não solicitam estas informações pelo telefone.