Você sabe por que é importante manter um bom histórico de crédito

Leia o nosso texto abaixo para aprender o porque que é importante manter um bom histórico de crédito!
Anúncio
Anúncio

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre histórico de crédito, principalmente quando procura por serviços como cartão de crédito, financiamento e empréstimo, por exemplo. 

Mas você já parou para pensar qual a importância de manter um bom histórico de crédito? É sobre isso que falaremos ao longo deste texto, no intuito de te informar a importância deste aspecto na sua vida financeira. 

Anúncio
Anúncio

Histórico de crédito: o que é? 

historico de credito

Antes de falar porque é importante ter um bom histórico de crédito, entenderemos melhor o que é este histórico. 

De forma geral, o histórico de crédito é constituído de todas as informações financeiras de um cidadão. 

Portanto, o modo como você paga as suas contas, se paga em dia ou deixa atrasar, consta neste histórico e influenciará no fato de você ter um score positivo. 

Anúncio
Anúncio

Por que manter um bom histórico de crédito? 

Como foi dito, o histórico de crédito sintetiza todas as informações importantes do histórico de consumo e pagamentos de uma pessoa. 

Quando se solicita um serviço como cartão de crédito, empréstimo ou financiamento, por exemplo, as empresas precisam saber que você irá pagar pela dívida que está adquirindo. 

É nesta hora que o histórico de crédito entra, tendo acesso a estas informações as empresas poderão decidir se você está apto ou não a adquirir este serviço. 

Anúncio
Anúncio

Mas não é apenas para estes serviços de crédito que o seu histórico é importante, além disso, muitas vezes ele pode ser usado por lojas na hora de aprovar ou reprovar uma compra, por exemplo. 

O histórico de crédito é acessado através do score do SPC e Serasa, onde é contabilizada uma pontuação de acordo com o histórico de pagamento daquele cliente

Como manter um bom histórico? 

Como você pôde ver, o histórico de crédito tem uma importância enorme, especialmente para as pessoas que desejam adquirir um serviço de crédito. 

Se você está querendo contatar algum desses serviços, deve se atentar para a sua pontuação e caso ela não esteja alta pode adotar alguns hábitos que irão te ajudar a aumentar seu score. 

Anúncio
Anúncio

A coisa mais importante para manter um bom score é não atrasar pagamentos, seja de contas de luz, água, internet, ou de compras em estabelecimentos específicos. 

Evite ao máximo ultrapassar o prazo de pagamento das suas contas, isso porque quando você atrasa pagamentos consta no seu histórico de crédito e acaba fazendo sua pontuação baixar. 

Além disso, é importante que você se atente para não acabar negativado, visto que esta é uma das coisas que mais baixa o seu score e pode dificultar a contratação de serviços no futuro. 

Se você quer manter um bom score,  e assim um bom histórico de crédito, busque pagar as suas contas no prazo ou até mesmo de forma antecipada. 

Antecipar pagamentos é uma ótima forma de aumentar a sua pontuação, pois assim as empresas interpretam que você é um bom pagador. 

Anúncio
Anúncio

Seguindo as dicas para um bom histórico de crédito, você poderá subir a sua pontuação score nas plataformas SPC e Serasa, o que te dará maiores chances de aprovação em grande parte dos cartões de crédito e empréstimos, por exemplo. 

Além disso, ser um bom pagador pode muitas vezes te oferecer taxas reduzidas na hora de contratar um serviço de crédito. 

Carregando seu Cartão…

0